Cosmetologia

Mecanismos de hidratação do estrato córneo:

-Oclusão;


-Umectação;


-Hidratação ativa (AQP3).


E por meio destes mecanismos, possibilitar a recomposição das escamas na camada córnea e formação das aquaporinas 3.



Oclusão
Representada pela figura, onde mostra a retenção de água promovida pela formação de filme lipofílico sobre a camada córnea. Onde se encontra o filme formado por material lipofílico, a saída da água é dificultada, o que faz aumentar a retenção hídrica na camada córnea.





Ativos cosméticos que hidratam a pele por OCLUSÃO:
Todos estes ativos cosméticos ajudam a retardar a perda de água.

Derivados minerais
Petrolatum (Vaselina); Óleo mineral; Parafina; Esqualeno;
Gorduras animais
Lanolina; Gordura de ema;
Manteigas vegetais
Karité; Manga; Cupuaçu; Oliva; Ucuuba; Tucumã; Cacau; Murmuru;
Silicone
Dimeticones;
Óleos Vegetais
Abacate; Macadâmia; Germe de trigo; Girassol; Maracujá; Uva; Castanha do Brasil; Canola; Milho; Algodão; Babaçu; Pequi; Patauá; Buriti;
Ceras
Abelhas; Carnaúba; Jojoba;
Alcoóis graxos
Álcool de lanolina; Álcool cetílico; Álcool cetoestearílico; Octildodecanol;
Ácidos graxos
Ácido esteárico;

Para suavizar e amolecer a pele são adicionados aos cosméticos os emolientes. Que atuam no preenchimento dos espaços entre os corneócitos descamantes criando uma superfície lisa. Os emolientes atuam como hidratantes oclusivos e umectantes.






Umectação

A figura representa a hidratação por umectação, onde a água proveniente da fórmula, da atmosfera e da pele é retida pelo filme hidrofílico formado sobre a camada córnea, aumentando a retenção de água na superfície cutânea. 






Os agentes umectantes, por acumularem a água na pele, causam um leve edema do estrato córneo, dando percepção de pele mais lisa.

Um hidratante eficaz conterá os dois componentes, oclusivos e umectantes combinados.
O oclusivo cobrindo os estratos córneos e reduzindo a perda transepidérmica.
O umectante atraindo à água da atmosfera e da epiderme, hidratando a pele.
E o emoliente suavizando e amolecendo a pele.


Ativos cosméticos que hidratam a pele por UMECTAÇÃO:

Queratina: aumenta a hidratação, retêm água na camada córnea e aumenta a elasticidade.


Polissacarídeos: são provenientes das algas, ricos em ácido hialurônico e mucilagens, que absorvem e retêm água na superfície da camada córnea, formando um filme sobre a pele por serem capazes de formar ligações de hidrogênio com a água.



Glicerina: em alguns cosméticos apresenta diversas ações, como: a atração de água, a manutenção de lipídeos intercelulares e estruturas cristalinas de membranas celulares, descamação por hidratação e osmerregulação intracelular. Utilizado em alta concentração, acima de 25%, há uma hidratação mais eficaz e rápida.


Ureia: é muito eficaz por ser higroscópica, tem alta capacidade de ligar-se à água por inclusão em estruturas cristalinas da camada córnea. Quando associada a vitaminas e ceramidas, aumenta ainda mais sua hidratação.     

 
    

α-hidróxiácidos (AHAs): fazem parte da família de ácidos orgânicos que possuem propriedades esfoliantes. Os tipos mais utilizados em produtos hidratantes.






Ácidos


Lactato: pode ser associado ao ácido láctico para a correção do pH. O Lactato de amônio a 5% demonstra melhoras na pele seca.


Ácido lático: Derivado do leite azedo: Promove descamação, melhora aspereza da pele, aumenta produção de ceramidas pelos queratinócitos.




Ácidos derivados: exercem influência na queratinização da pele. Exemplos abaixo.

Ácido glicólico: derivado da cana-de-açúcar;


Ácido mandélico: derivado da maçã


Ácido tartárico: derivado das uvas;



Ácido cítrico: derivado das frutas ácidas;




Ácido salicílico: esfoliante químico, é um  β-hidróxiácido (BHA), derivado da casca de vidoeiro, casca de salgueiro e folhas de gualtéria. Possui como efeitos cosméticos, a normalização de esfoliação do estrato córneo, promovendo na superfície da pele diminuição de escamas secas e maior plastificação.




Sal Sódico Do Ácido 2- Pirrolidona-5-Carboxílico (PCA): no interior da camada córnea, retêm água que provêm da derme e epiderme.



PCA-Na: promove maior elasticidade da camada córnea e alta capacidade em baixa umidade relativa de reter água.



Trealose: atua com mecanismo de vitrificação para hidratar a pele, que são moléculas de açúcar que interagem com sistemas hidrobióticos, formando cristais líquidos amorfos, que impedem a desnaturação de bioestruturas e ruptura. Os lipídeos polares que formam a estrutura lamelar entre os corneócitos interagem com este açúcar na pele, fazendo-os estabilizar e impedir alteração na região, diminuindo a perda de água pela pele.




Arginina:  é um aminoácido de alta hidrofilia que tem efeito sinérgico quando se associa a ureia, o que faz aumentar a quantidade de água na camada córnea e melhorar a capacidade de hidratação da ureia.    




Propilenoglicol: atua como umectante e agente oclusivo, possui propriedade queratolítica e antimicrobiana e é capaz de fazer com que as drogas como o minoxidil e esteróides penetrem melhor na pele.


Hidratação Ativa (Aquaporinas)

A aquaporina-3, AQP3 ou aquagliceroproteína é encontrada na pele, principalmente nos queratinócitos suprabasais e basais. Essas proteínas têm uma diminuição gradativa nas células córneas, em exposição ao sol e no envelhecimento, até seu total desaparecimento. Esta redução tem sugerido ser responsável pela diminuição da hidratação da camada córnea e a homeostasia cutânea.


Segundo a descoberta do cientista americano Peter Agre, há uma revolução nos tratamentos de beleza, que são fórmulas químicas capazes de manter a hidratação nas camadas inferiores da pele. É um composto de canais formados por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água como principal sistema de irrigação dos tecidos do corpo humano, ao mesmo tempo prevenindo a passagem de íons e outros solutos.



Mecanismo de Ação da Aquaporina-3: Os canais de AQP-3 presentes na membrana plasmática celular da pele que são canais proteicos, são responsáveis pela regulação da passagem de água (representadas em vermelho), de glicerol (representadas em verde) e de solutos de baixo peso molecular para o interior das células, determinando, então, a hidratação tecidual.












Um comentário :

  1. Gostei muito desse post. Cosmetologia era uma das minhas matérias preferidas na facul. No meu blog Estética & Makeup (https://estetikaemakeup.blogspot.com/) falo muito sobre estética. Se quiser passa lá.

    ResponderExcluir